Enquanto o Kinect da Microsoft não chega, um outro modo de jogar videogame pode ser a solução para aposentar os controles. Desenvolvido por um grupo de engenheiros da Waterloo Labs, no Texas, EUA, o Eye System - ou eyeMario - possibilita que o jogador se aventure em uma fase do Super Mario Bros apenas com os movimentos dos olhos.

Polarizados com uma carga negativa e uma carga positiva, os nossos olhos produzem uma carga elétrica quando se movimentam. Eletrodos presos ao redor deles detectam esses movimentos e enviam um sinal para um aparelho montado sobre uma placa de circuito que filtra e amplifica os sinais produzidos pelos olhos do jogador. Desta forma, se ele olhar para cima, o Mario irá saltar, se olhar para a esquerda, ele vai correr e assim por diante.

Embora a ideia de jogar com os olhos seja divertida, os gamers não conseguem passar da primeira fase, já que ironicamente olhar para a tela é um desafio para eles que precisam manter-se ocupados controlando os movimentos do Mario.

Apresentado durante a Conferência National Instruments Week, ocorrida nesta semana entre os dias 2 e 4, o Eye System não tem previsão de chegar ao mercado. De acordo com os seus desenvolvedores, o sistema poderá futuramente ajudar jogadores com alguma deficiência física e ser utilizado em jogos de realidade aumentada.